quarta-feira, 14 de março de 2007

Rolo compressor para deter CPI do Apagão

Como diz um cacique do PT, a tropa está a postos. Os governistas vão jogar pesado hoje, na Comissão de Constituição e Justiça, para tentar aprovar o requerimento que derruba a CPI do Apagão Aéreo. O rolo compressor tem hora marcada para começar a andar. Será às 9h, em sessão extraordinária convocada pelo presidente da CCJ, Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Com um detalhe importante: a manobra contra a CPI é o único projeto em pauta de votações. A oposição, para repetir o sucesso de ontem na obstrução, terá que gastar muita saliva. No voto, tudo indica que o governo ganha. Daí a convocação da tropa de choque para estar de prontidão. O presidente da CCJ, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), sai pela tangente. Diz que a comissão é técnica e que vai dar uma orientação sobre que atitude o plenário deve tomar em relação à CPI. O peemedebista faz discurso de magistrado e diz que vai “zelar por um parecer técnico” e que não estará do lado da oposição ou do governo, embora reconheça que há uma disputa política pela instalação da investigação. “O importante é encontrarmos uma saída que preserve a instituição”, diz Picciani.

Na verdade, o governo convocou a sua turma que mandou sinais ao PMDB de que espera apoio do partido para derrubar a CPI. A oposição vai continuar com a obstrução – que ontem, na CCJ, atrasou diversos projetos da área de segurança pública, tão reclamados pela população – independentemente do resultado de hoje. Tenta também a via judicial, com o mandado de segurança que apresentou no Supremo Tribunal Federal, em que pede liminar para instalar a investigação.

O Palácio do Planalto anda com trauma de CPIs. Teme que a oposição, conseguindo instalá-la, faça como a Comissão dos Bingos, no Senado, que ganhou o apelido de Fim do Mundo, porque investigava tudo o que aparecia contra o governo e mais algumas coisas e nada achavam.

0 Comentários em “Rolo compressor para deter CPI do Apagão”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --