Vendas de Natal esgotaram produtos em vários segmentos, como vestuário. Com prateleiras vazias, lojistas comemoram o melhor resultado dos últimos 10 anos, com crescimento de até 12% sobre 2006
Quem deixou para comprar os presentes de Natal na última hora ou teve de trocar o que ganhou pode ter enfrentado um problema: a falta de estoque. O sucesso das vendas de fim de ano surpreendeu muitos lojistas. Em alguns estabelecimentos não havia numerações mais procuradas para sapatos, calças e blusas. Pelas estatísticas da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a carência de mercadorias foi conseqüência do melhor resultado do varejo dos últimos 10 anos. Segundo a instituição, as vendas cresceram entre 10% e 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
A falta de peças foi maior entre as lembranças abaixo de R$ 40, mas houve também quem não encontrasse produtos acima de R$ 100. A servidora pública Natascha Barreto, 22 anos, não conseguiu encontrar a calça número 36 que precisava para trocar a que recebeu de Natal. “A minha veio com defeito, mas não tem mais o meu número, vou ter que escolher outro modelo. Usar 36 é complicado porque nunca acho o meu tamanho”, lamentou.
Na Taco do Taguatinga Shopping, as peças encomendadas não foram suficientes para suprir a demanda, segundo contou a gerente da loja, Camila Panza. “Faltou calça feminina e masculina, blusas para mulheres e camisetas”, detalhou. De acordo com ela, a loja atendeu entre 300 e 350 pessoas por dia no mês de dezembro e as vendas aumentaram 20% em relação ao Natal de 2006.
Local
Os bons resultados do varejo surpreenderam lojistas de todo o país. No Distrito Federal, o faturamento registrou alta de 8,1% frente ao mesmo período do ano passado, segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista). Em estabelecimentos de eletroeletrônicos, o crescimento foi ainda superior: 13,5%. De acordo com o levantamento do sindicato, 72% das compras foram feitas com cartões de débito e crédito.
Animado pelos atrasados
Os consumidores que deixaram para comprar os presentes mais perto do Natal foram os principais responsáveis pelo sucesso das vendas este ano. De acordo com o Indicador Serasa de Nível de Atividade do Comércio, houve alta de 9,9% nas vendas nos três dias antes do Natal quando comparado ao mesmo período do ano passado. Só no dia 24, o crescimento das vendas foi de 8,5% quando comparado à mesma data de 2006.
Na semana de 18 a 24 de dezembro, o comércio teve desempenho 5,3% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. Para os técnicos da Serasa, as compras de última hora, as promoções e as facilidades de crédito sustentaram o crescimento das vendas este ano. Como a base de comparação é forte (no ano passado houve alta de 9% nas vendas do fim de semana anterior ao Natal), o movimento pode ser considerado bom. Para a Serasa, o consumidor chegou ao fim deste ano com mais emprego, melhor renda, juros mais baixos e maior oferta de crédito. O resultado do levantamento confirmou o otimismo do empresariado mostrado em pesquisa feita pela instituição antes do Natal.
Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), os artigos de vestuário estão entre os mais presenteados e registraram crescimento de 18% nas vendas. Nas lojas de eletroeletrônicos, os resultados foram ainda melhores: 20% de expansão. Os brinquedos subiram entre 30% e 40%.