sábado, 1 de dezembro de 2007

Gramáticos preferem uso de "mais bem" a "melhor educados" de FHC


Está certo que para mim não faz diferença alguma, se Lula fala o bom ou mal português. O mais importante para esse blogueiro é que o Presidente Lula, sabe governar muito melhor que o boca de caçapa, mais conhecido como FHC da Miriam Dutra . Masss, como blogueiro também vive de futrica, aqui está na íntegra o texto da Folha, só para assinante, que você confira a baixo:

Para dar sentido pretendido, tucano deveria ter adotado outra fórmula, diz professora

Uma semana após o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dizer no Congresso do PSDB "queremos brasileiros melhor educados, e não brasileiros liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria", a construção usada ainda gera polêmica. A Folha ouviu três especialistas. Para eles, é possível usar "melhor educado", mas seria mais recomendável usar a forma "mais bem".

Maria Helena de Moura Neves, autora de "Gramática de Usos do Português Contemporâneo" e professora da Unesp e do Mackenzie, afirma: "Até seria possível dizer "melhor educados" (ou "educados melhor'), mas o significado seria educados de maneira melhor. Mas, pelas condições em que a frase foi dita, não era isso o que ele queria dizer", afirma. "O que quis foi fazer uma comparação entre indivíduos quanto ao grau em que possuem a qualidade "bem-educado", algo como "brasileiros mais bem-educados do que os que estão por aí"."

Ela conclui que a crítica à fala de FHC procede, "não porque se toma como lei que não haverá nunca o advérbio "melhor" qualificando um particípio", mas pela diferença de sentidos. "O que cabe bem na declaração é a primeira, e não a segunda construção."

José Luiz Fiorin, professor de lingüística da USP (Universidade de São Paulo), diz que, diante de particípio como educado, prefere usar "mais bem". "É a forma mais tradicional na gramática. Mas a língua não é uma entidade fixa. O "melhor" foi sendo usado e eu entendo que se admite esse "melhor", é perfeitamente possível", diz.

Francisco Platão Savioli, professor aposentado da USP, argumenta que ambos os usos são recorrentes na "variante culta formal".

"O estilo ocorre quando a língua permite dois usos, você escolhe o de seu agrado. Quando se trata do comparativo "melhor" ou "mais bem" referindo-se a uma forma participial, a língua culta formal registra os dois usos. As duas formas coexistem na língua culta formal", afirma o professor.

0 Comentários em “Gramáticos preferem uso de "mais bem" a "melhor educados" de FHC”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --