terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Cresce eleitorado no exterior


Levantamento divulgado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que o eleitorado brasileiro no exterior cresceu, entre 2006 e 2007, muito além da média registrada nas 27 unidades da federação. O aumento de eleitores cadastrados fora do país foi de 21,47%, 18 pontos percentuais a mais que o Pará, estado que, com 3,2%, teve o maior índice de registros de novos títulos. No total, o número de pessoas aptas a votar no exterior subiu de 86.161 para 104.660. Segundo o TSE, esse resultado é reflexo da recente campanha feita para regularizar títulos de quem mora fora do Brasil.

Depois do Pará, o Amazonas surge com 2,9% de eleitores a mais, confirmando a liderança da região Norte no levantamento do TSE. O Nordeste vem logo em seguida, com o Maranhão, que registrou 2,1% de aumento no seu quadro eleitoral, e o Ceará, com 2,08%.

Enquanto a Bahia aparece como o único estado com diminuição do número de eleitores, o Distrito Federal foi um dos que menos cresceu, superando apenas Roraima. O aumento de eleitores no DF representou apenas 0,5%. Para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), esse baixo crescimento faz parte do tradicional movimento de eleitores do Distrito Federal para outras cidades em período pré-eleição municipal. Como não há eleição para prefeito no DF, eleitores aproveitam para mudar os títulos eleitorais para cidades do Entorno ou de outras regiões.

0 Comentários em “Cresce eleitorado no exterior”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --