O vice-presidente José Alencar (PRB) deixou ontem o hospital Sírio Libanês, depois de três dias internado para sessões de quimioterapia. Na saída do hospital, Alencar pediu que os brasileiros rezem por ele e se mostrou preocupado quanto à sua recuperação. “Rezem para mim, que o negócio está feio. Estou saindo satisfeito porque eu sou assim mesmo, mas que a coisa é preta, é”, disse.
Apesar da saúde debilitada, o vice-presidente criticou as medidas adotadas na semana passada pelo governo para compensar a perda na arrecadação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (leia mais).
Pacote
Por causa de críticas ao pacote — feitas inclusive por governistas —, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu os planos de tirar férias de uma semana com a família. Lula decidiu permanecer em Brasília, conversar com aliados e ministros e analisar uma forma para acalmar os ânimos da oposição. Hoje, o presidente se reúne com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. No encontro, pretende obter uma descrição detalhada sobre o que foi feito por cada ministério no ano passado.
A partir dos relatos dos ministros, Lula definirá onde serão feitos os cortes em cada pasta para garantir a manutenção de programas essenciais e ao mesmo tempo fazer com que o Executivo se adeque ao corte de R$ 20 bilhões no orçamento que atingirá os três poderes.