terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Petrobras confirma jazida


A perspectiva, de acordo com executivos da Petrobras, é de novas descobertas em Bem-te-vi, igualmente localizado no chamado pré-sal. A transferência, de acordo com executivos ouvidos por este jornal, se deveu à necessidade de otimizar os equipamentos de perfuração, hoje escassos em todo o mundo.

O otimismo, confirmado pelo anúncio de ontem, se justifica, de acordo com esses mesmos especialistas, pela proximidade dos dois poços com Tupi. Embora façam questão de manter sigilo quanto ao potencial da nova província, fontes da estatal revelaram que as análises parciais realizadas em Tupi indicaram um potencial para produzir não só 1 milhão de barris diários de petróleo - praticamente metade da produção brasileira -, como também de 33 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, o equivalente ao volume hoje importado da Bolívia.

Tecnicamente denominado 1-BRSA-559-RJS (1-RJS-652), o poço de Júpiter foi perfurado em águas ultra-profundas (5.252 metros), a 290 quilômetros da costa do estado do Rio e a 37 km a leste da área de Tupi. Os trabalhos ocorreram em lâmina d""água de 2.187 metros de profundidade. Em comunicado divulgado no fim da tarde de ontem, a Petrobras admitiu que o novo poço parece apresentar as mesmas características produtivas de Tupi, anunciado em novembro, pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como uma descoberta capaz de elevar o Brasil à condição de membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Comunicado da empresa,

No comunicado, a empresa informa não só que a descoberta foi anunciada ontem à Agência Nacional do Petróleo (ANP), como também revela que a "espessura do intervalo portador de hidrocarbonetos é de mais de 120 metros, sendo que a área desta estrutura pode ter dimensões similares às de Tupi".

"O Consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões desta nova jazida, assim como das características dos reservatórios portadores de gás natural e condensado, através da proposição de um Plano de Avaliação de Descoberta, o qual está sendo elaborado e será encaminhado à ANP, conforme previsto no contrato de concessão", informa a Petrobras no comunicado.

0 Comentários em “Petrobras confirma jazida”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --