A Companhia Vale do Rio Doce, maior produtora de minério de ferro do mundo, está prestes a revelar a proposta de aquisição da anglo-suíça Xstrata Plc avaliada em mais de US$ 80 bilhões, afirmou neste domingo o jornal inglês Observer.
Conforme a publicação, que não citou fontes, um acordo pode ser anunciado ainda nesta semana e que a Vale daria metade do capital em dinheiro e o restante em ações preferenciais.
Em outra reportagem, o Sunday Times afirmou que a Vale conseguiu um pacote de financiamento de US$ 50 bilhões junto a um grupo de bancos globais depois que seu chefe financeiro, Fabio Barbosa, reuniu-se com 12 bancos na semana passada em Londres.
O HSBC está liderando um consórcio que incluiria Santander, BNP Paribas, Lehman Brothers, Credit Suisse e Citigroup, de acordo com a reportagem.
A Vale confirmou na semana passada que estava em negociações com a Xstrata sobre uma aquisição, mas alertou que a turbulência atualmente nos mercados financeiros globais apresentavam um obstáculo significativo.
Rumores sobre as negociações entre a Vale e a Xstrata começaram a circular no mercado internacional há pelo menos um mês. Na semana passada, as discussões ganharam força depois que as duas empresas divulgaram relatórios nos quais comentavam a possibilidade de ocorrer a aquisição.