quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Petrobras assina acordo com estatal cubana


A Petrobras assinou ontem um acordo de cooperação com a Companhia Cubana de Petróleo (Cupet), em Havana, em áreas de exploração e produção no Golfo do México, além de análises para uma fábrica de lubrificantes em Havana. A estatal brasileira firmou também dois memorandos de entendimento para definição de etapas e prazos de análise e viabilização desses projetos.

O acordo foi assinado pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e o diretor-geral da Cupet, Fidel Rivero Prieto, durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Cuba. Em nota, a Petrobras informa que o acordo assinado com a estatal cubana deriva de entendimentos firmados já em setembro do ano passado.

Na área de exploração e produção, o acordo prevê a avaliação do potencial de blocos offshore na parte cubana do Golfo do México. Além disso, o documento prevê a análise técnica e econômica para a construção de uma fábrica de lubrificantes em Havana.

Na próxima semana, dois grupos de trabalho da Petrobras estarão em Cuba para prosseguir com as conversações sobre os projetos que deverão ser viabilizados pela Petrobras, em parceria com a Cupet.

Sobre entendimentos na área de manutenção, pesquisa e desenvolvimento, a Petrobras afirma que ficou acertada na segunda-feira, com a ministra da Indústria Básica, Yadira García, a realização de estudos para futuros acordos nessas áreas. Intercâmbio e parceria na área de recursos humanos serão discutidos em fevereiro, quando outra missão técnica da Petrobras irá a Cuba.

O ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, disse ontem à Bloomberg que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) levará em consideração os estoques de petróleo bruto dos países consumidores do combustível ao tomar sua próxima decisão referente à produção - que será aumentada se for necessário.


0 Comentários em “Petrobras assina acordo com estatal cubana”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --